terça-feira, 20 de dezembro de 2011

MITOS E VERDADES SOBRE O SHAMPOO SEM SAL

Oiê olha eu aqui de novo para falar sobre os mitos e verdades do shampoo sem sal.
È verdade que atè os profissionais de beleza recomendam o uso do shampoo sem sal, mais será que ele realmente è melhor do que um shampoo que não vem escrito no rotulo SEM SAL?
Na verdade tudo isso è um jogo de marketing, alguém, em algum momento, teve uma idéia para promover os seus produtos e associou os cabelos grudados(como quando tomamos um banho de mar), com o sal marinho. Assim nasceu a primeira linha de shampoos sem sal.
Todos os shampoos contém sal em sua formulação, este sal é usado em concentrações muito baixas, apenas para dar consistência ao produto e pode ser identificado no rótulo como cloreto de sódio. O principal ingrediente de um shampoo tem nome complicado: é o lauril sulfato de sódio ou o lauril éter sulfato de sódio. Na produção de qualquer um deles acontece uma reação química que resulta em… cloreto de sódio (ou seja, o nosso sal)!




Por isso podemos dizer que todos os shampoos contém sal, mesmo os que anunciam “sem sal” em seus rótulos, a única diferença é que este sal não tem a função de dar consistência ao shampoo, mas foi gerado por uma reação química.
O raciocínio do marketeiro foi ótimo do ponto de vista comercial. Mas, tecnicamente, o raciocínio não é verdadeiro. A maioria das marcas que afirmam não usar sal em seus shampoos, na verdade, tem.
Há outro fator a se considerar: quando usamos um shampoo no banho, enxaguamos os cabelos, na sequência, com água doce, não é? Pois o sal é totalmente solúvel em água doce, logo, não vai sobrar nenhum sal no nosso cabelo.
Os cabeleireiros que trabalham com a escova progressiva acabaram comprando esta ideia errada do shampoo com sal, que não é uma verdade, pois o que causa o dano da escova progressiva é o componente químico que provoca abertura das escamas e quebra das ligações internas do cabelo, além da força manual mecânica e calor (escova + prancha) para alisar o fio. A nova estrututura interna do fio alisado é mais frágil, tornando os cabelos mais sucetiveis a quebra além de deixar a parte externa do fio mais ressecada.
Por tanto shampoo SEM SAL È MITO!
Compre um shampoo que tenha especificações voltada ao seu tipo de cabelo à quimicas tinturas ou alizamento, sem essa de que o shampoo que vez no rótulo SEM SAL è melhor,então escolha o que melhor se adèqua ao seu bolso e ao seu tipo de cabelo.
E vamos lá ficando mais belas e bem esclaracidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário